Quem sou eu?
Sou uma carioca negra, PCD com perda auditiva bilateral neurosenssorial e trago comigo uma história que une arte, educação e resistência. Minha jornada é marcada por cores, texturas e vozes que se expressam além dos sons. Sou Figurinista, Maquiadora artística, Bordadeira e Arte-Educadora, graduada em Figurino e Indumentária pelo SENAI CETIQT/RJ e especialista em Arte-Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

*Em breve, recursos de acessibilidade virtual
Trajetória
Minha trajetória profissional é um mosaico de experiências que transitam entre o figurino teatral, a maquiagem artística para carnaval, longa-metragem, vídeoclipe e espetáculos de dança. Ao longo dessa jornada, fui reconhecida com alguns prêmios, com destaque para o Prêmio Plumas e Paetês, na categoria Melhor Maquiador Artístico do Carnaval das Escolas do Grupo Ouro (antigo Grupo A), pela agremiação GRESE Império da Tijuca. Já atuei como instrutora em instituições como o SENAC RJ, escolas públicas, privadas e organizações culturais, com ênfase para o curso “Pret@ Fashion Revolution - Customização com Identidade Étnico-racial”, realizado em parceria com o Afoxé Kambalagwanze e a Secretaria de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI/Bahia).
Em 2019, fundei o Linha Preta Ateliê, um espaço que nasceu para tecer diálogos entre a arte, a cultura afro-brasileira e a comunidade surda. Um dos projetos que mais me orgulho é o “Mãos que Falam e Bordam” que promoveu o curso “Arte-Educação para Surdos: um diálogo sobre a cultura afro-brasileira através do bordado”, por intermédio do projeto institucional do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) chamado “Educação inclusiva: Todas as escolas são para todos os alunos”, sob gerência da Promotora de Justiça Cinthia Guanaes e Márcio Oliveira.
Além da prática, minha dedicação ao tema se reflete em publicações acadêmicas, como o artigo "O bordado manual na arte-educação para pessoas surdas", publicado na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e o texto "Mãos que falam e bordam: Ensino da cultura afro-brasileira para surdos através do bordado", presente no ebook da VIII Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do Museu de Arte do Rio (MAR).